|
Re:Entrega dos 10 Mandamentos 1 Mês atrás
|
Popularidade: 8
|
Olá, Goreti!
Retomo a este tópico uma vez que acabamos de publicar um guião, enviado pela Amélia Lino, da Festa do 5.º ano com a celebração da entrega dos Dez Mandamentos.
Um abraço, em Cristo,
José Luís
|
|
|
|
|
|
|
Re:Entrega dos 10 Mandamentos 1 Mês, 2 Semanas atrás
|
Popularidade: 0
|
Olá outra vez
Estou a ver que encontrei o meio certo para obter ajuda.
Eu que trabalhei em publicidade 30 anos estava completamente em branco, embora a parte criativa não fosse o meu trabalho, mas estava por lá perto. Vejo sinceramente um efeito memorável de conseguir-mos que o projecto seja aceite.
Se for assim acontecer vou mandar fotos no final de Fevereiro para poder realmente visualizar como ficou todo o projecto.
Obrigada.
Um abraço de paz em Cristo
Goreti
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Olá Goreti,
Ao ler a sua mensagem lembrei-me de algo que pode complementar a ideia do livro. Assim sendo, julgo que seria possível elaborar 10 dísticos, cada um com um mandamento, e depois da homilia, ou mesmo no ofertório, 10 crianças dirigem-se, em procissão, até ao altar onde apresentam à assembleia o mandamento que levam, enquanto outra criança, ou um catequista explica em que consiste aquele mandamento, e no final colam no livro, que deverá estar num local de fácil acesso e, ao mesmo tempo, visível à assembleia. No final teremos os dez mandamentos colados no livro.
Se isto acontecer logo a seguir à homilia, ou em substituição da mesma, em vez do ofertório, poderá ser efectuada de seguida a entrega do diploma com os 10 mandamentos a cada criança.
Com amizade,
José Luís
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Olá Zé Luís
As barreiras são sempre as mesmas, ou seja quando fazemos perguntas ninguém sabe dar uma resposta adequada, ou seja ninguém sabe, por isso pedi ajuda num site naturalmente muito concorrido.
( A minha pergunta já deu a volta, e voltou a mim pelo exterior no sentido de haver mais gente a querer saber sobre a cerimónia dos 10 mandamentos. Como vê o mundo é realmente muito pequeno.)
Quanto a conversar com o pároco, isso é normal pois a decisão final a ele pertence e a nós cumpre a boa colaboração.
A ideia era só para ter algo novo uma vez que é uma cerimónia para a qual nos foi solicitada ajuda no sentido de a programar o melhor possível, de forma a que seja um acontecimento memorável para as crianças. Isso claro faz parte um pouco de nós catequistas.
Por exemplo a ideia do livro grande com os mandamentos é uma ideia excelente pois pode ser uma lembrança que as crianças terão para o resto das suas vidas. Acredite que já foi uma grande colaboração e um muito obrigada ela ajuda.
Um abraço em paz sempre com Cristo
goreti
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Olá Goreti,
Ficamos com algumas dificuldades para responder à sua questão, uma vez que não nos refere qual a barreira que se está colocar, de modo que pareça que nada funcione.
Uma vez que a entrega dos dez mandamentos, em princípio, ocorrerá numa Missa com Crianças, os catequistas devem conversar com o Pároco e apresentar as suas sugestões para a celebração. Este provavelmente irá dar algumas orientações.
Para além desta sugestão, que serve para qualquer celebração (principalmente quando algo não está a correr como o desejado), vocês poderiam fazer à espécie de um livro, em tamanho grande, que poderia ser em madeira, onde estariam escritos os dez mandamentos.
Outra sugestão seria por fazer com que os pais (ou pelo menos alguns), participassem na celebração (por exemplo efectuando alguma leitura).
Isto são algumas pistas, que podem ser adaptadas conforme a vossa realidade.
Um abraço, fraterno em Cristo,
José Luís
|
|
|
|
|
|
|
Entrega dos 10 Mandamentos 1 Mês, 3 Semanas atrás
|
|
|
estão a pedir-nos sugestões para elaborar a cerimónia de entrega dos 10 Mandamentos, mas encontramos uma barreira e parece que nada funciona. Podem dar umas dicas?
|
|
|
|
|
|
|